WR
Página InicialO ColégioFotosCursosLição de Casa / ProvasCronogramaFale Conosco
27/08/2013
Entendendo o Adolescente

Entender o mundo interno do adolescente é uma preocupação tanto de pais como de professores para que não haja o chamado “abismo entre gerações”. Essa é a única forma que temos para conquistar a confiança e adesão de nossos jovens às propostas educacionais que almejamos sem lançarmos mão de posturas de autoritarismo. Portanto, precisamos investir no aprimoramento da relação entre o par educativo tanto de pais e filhos como de professores e alunos.
O benefício não diz respeito apenas aos jovens aprendizes, mas também à quem se relaciona com eles. No relacionamento entre adulto e jovem existe uma troca. Há um crescimento moral também para o adulto. Contudo, nos deparamos com alguns obstáculos.
A primeira dificuldade encontrada é que tanto adolescentes como adultos atravessam ao mesmo tempo uma crise. A crise da meia-idade dos pais com a aproximação da velhice e suas conseqüências perdas e a crise da adolescência dos filhos com a transição para a idade adulta e a perda da infância. O que quero dizer é que temos momentos de intolerância, de raiva e de introspecção, de ambos os lados e, cada um pelos seus próprios motivos. Cabe então explicar ao meu filho que ele não tem nada a ver com essas mudanças de humor e que isso vai ser resolvido. Em nenhum momento os pais precisam ser perfeitos. Por outro lado, as emoções e as posturas do adolescente também oscilam muito. Tudo é muito radical e intenso. Basta saber que nenhuma dessas situações é definitiva e que seria um desgaste desnecessário se preocupar ou valorizar cada momento ou cada mudança de opinião ou comportamento do adolescente. A não ser que se trate de uma condição permanente e que prejudique sua rotina e seu desempenho numa determinada área.
Outro cuidado que devemos ter como pais e educadores na relação com os adolescentes é que estamos sujeito a repetir sem perceber, antigos padrões de relacionamento que vivenciamos com nossos pais e que julgamos ter abandonado. Principalmente quando nossos filhos/alunos se mostram rebeldes ou tem comportamentos inadequados tendemos a agir como nossos pais. Por exemplo, se os tratarmos de forma rude eles também nos trataram de forma rude.
Uma condição essencial para que haja uma verdadeira comunicação é a capacidade de compreender a perspectiva do jovem, ou seja, de separar seu próprio ponto de vista daquele dos filhos. Para isso, é necessário aprender a se distanciar que o filho pode ser diferente, ou seja, muitas vezes, ele não corresponde às expectativas dos pais e nem se encaixa em algum de seus roteiros de vida.
Assumir a perspectiva do adolescente e respeitar sua singularidade não é uma tarefa fácil. Porém, só assim iremos compreendê-lo e perceber suas necessidades. Dessa forma, estaremos agindo como pais e educadores em prol de seus interesses e melhorando e muito o nosso relacionamento como ele.
Portanto, priorizamos o diálogo com os alunos e a sua conscientização em relação aos ideais pedagógicos e de vida.
Stefanie Zenetou Xerfan

Referencia:
www.colegiooctagon.com.br
Informativos - Artigos - Notícias
“Octagon Show” 2017
DIA DO DESAFIO 2017
Auto da Barca do Inferno - TEATRO MARIA DELLA COSTA
Olimpíadas do Colégio Octagon
Projeto Estudo do Meio - Pico do Jaraguá
Feira Cultural 24/06/2015
"Arraiá do Octagon"
Projeto biodiversidade: espécies marinhas aquário de São Paulo 2015
“Arte e Filosofia Pós-Moderna”
Arte Moderna
Reunião de Pais
Estudo do Meio
"Em sua opinião estamos preparados para a Copa do Mundo?"
TEATRO MARIA DELLA COSTA
Palestra com a Equipe Jovem Pan